Portal das escolas da DDZ Leste I

Compartilhando boas práticas de ensino e aprendizagem.


Home
Login

Área restrita


Alunos da EJA da escola Rui Lima apresentam projeto de automação de bibliotecas para a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEMED.


Postado em 26/10/2017

Alunos da escola Rui Lima situada no bairro Armando Mendes apresentaram na noite desta quinta feira o resultado do projeto de Automação de Bibliotecas Públicas para o Gerente de Educação de Jovens e Adultos e Coordenadora Geral das Bibliotecas da SEMED.

O valor de uma biblioteca dentro de um ambiente escolar nunca poderá ser medido plenamente. É um espaço que deve sempre estar envolvido com o processo de ensino-aprendizagem, pois a sua utilização se encaixa no contexto de estudo de qualquer área do conhecimento.

Porém o que se verifica é que este espaço não vem sendo plenamente aproveitado como deveria e aos poucos vem perdendo seu valor devido ao advento das novas tecnologias que possibilitaram a pesquisa de fontes a partir de diferentes dispositivos entre os quais podemos citar: computadores, smartphones, tablets e outros componentes eletrônicos.

Diante dessa situação e considerando que a tecnologia é um caminho sem volta, alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Rui Lima buscaram desenvolver um sistema que possibilitasse o cadastro de informações referentes às obras existentes dentro de uma biblioteca e disponibilizá-las de forma offline para alunos e professores.

Um dos objetivos do projeto é simplificar o trabalho do professor em selecionar os livros que deverão ser indicados para fazer parte de uma determinada pesquisa por parte dos alunos e estes poderão verificar antecipadamente sobre o tipo de acervo que contém determinado conteúdo antes de se dirigir a uma biblioteca para realizar sua pesquisa.

O acesso a esse sistema estará disponibilizado a partir de computadores conectados em rede e também sob forma de aplicativo para smartphone disponibilizados em diferentes plataformas. Apesar de o programa visar à facilitar a pesquisa dos acervos literários constantes em bibliotecas escolares, o projeto pretende buscar também o incentivo à reutilização de um espaço que aos poucos vem sendo sucateado devido ao advento de novas tecnologias.

Na noite desta quinta-feira os alunos Luan, Rian, Ezequiel, Sara e Keysse sob a orientação do Professor de Informática da escola Luiz Eduardo apresentaram para o gerente da GEJA, para o Gerente Pedagógico da DDZ Leste I e para a coordenadora das Bibliotecas e Livros Didáticos da SEMED os resultados e o funcionamento do software que foi desenvolvido.

Muitos elogios ao trabalho e à enorme capacidade que todos os alunos apresentaram foram as principais palavras de gerentes e assessores que estiveram presentes à exposição.

Parabéns a todos os alunos e ao professor pelo excelente trabalho desenvolvido.

Inserido por: Assessor de Tecnologias Educacionais - Wadson Benfica

Deixe um comentário:

Outras postagens


Aguarde