Portal das escolas da DDZ Leste I

Compartilhando boas práticas de ensino e aprendizagem.


Home
Login

Área restrita


CMEI Madre Ana Rosa Gattorno: simplicidade e criatividade superando desafios.


Postado em 29/06/2017

"Correr, pular, brincar e se divertir são, acima de tudo, direitos de toda criança e, portanto, cabe aos adultos, em especial aos pais e à escola, promover uma aprendizagem que esteja inserida dentro de um contexto de vida desses pequenos estudantes."

Todos os dias o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Ana Rosa Gattorno recebe diversas crianças oriundas de várias comunidades do bairro Armando Mendes que fica situado na Zona Leste de Manaus.

Muitos pais e mães encontram na escola uma instituição extremamente dedicada a proporcionar a melhor educação possível para meninas e meninos que almejam uma boa aprendizagem dentro de uma sociedade extremamente exigente em relação às qualidades profissionais principalmente para se inserir no mercado de trabalho.

Proporcionar uma boa aprendizagem para esses pequenos estudantes não é uma tarefa fácil, pois requer uma série de condições e conhecimentos técnicos e pedagógicos além de muita dedicação ao trabalho para lhe dar com diferentes circunstancias no dia-a-dia.

Dentro desse contexto social, a escola tem buscado desenvolver diversas atividades paralelas ao conteúdo de ensino. Isto tem sido feito com muita criatividade e simplicidade sem desqualificar os aspectos pedagógicos que todo processo educacional requer.

Diálogo com os pais e comunidade gerando sucesso na aprendizagem

Educação exige responsabilidade, principalmente por parte dos pais, neste sentido a escola tem buscado manter sempre um diálogo com toda a comunidade convidando-os a coparticipar do processo educacional dos filhos, pois todo o trabalho das professoras ao longo de uma manhã ou tarde deve ser complementado com a intervenção da família em casa no sentido de favorecer uma aprendizagem mais rica em relação às experiências de vida da própria criança.

Painel de gestão na entrada principal.

Segundo a gestora da escola, que também possui formação em Psicopedagogia, “o trabalho desenvolvido é um grande desafio, mas também gera muita satisfação principalmente pela grande participação dos pais”. Essa participação se inicia logo na entrada quando deixam os filhos sob a responsabilidade das professoras que buscam acolher às crianças da melhor forma possível.

A participação dos pais em reuniões e eventos promovidos pela escola tem sido extremamente satisfatória. “São poucos os pais que faltam às reuniões e quando isso ocorre buscamos sempre entrar em contato para que a falta de determinados comunicados e avisos não venham a prejudicar a aprendizagem dos alunos”, explica a gestora.

Projeto Vai e Vem da Leitura

Este projeto é uma forma de buscar a participação da família para o processo de aprendizagem dos alunos, principalmente da leitura.

Trata-se de uma excelente iniciativa desenvolvida de forma simples e criativa onde, todas as sextas feiras, cada criança recebe um livro de histórias infantis dentro de uma sacola previamente confeccionada por uma mãe da própria comunidade e leva para casa. Aos pais cabe a tarefa de realizar a leitura para seus filhos e estes devem criar um desenho à mão livre que represente a historinha que foi lida e depois socializar em sala de aula para outros coleguinhas de turma sob orientação da professora de sala.

Dessa forma busca-se incentivar a leitura, instigar a participação da família no processo de educação escolar e gerar um fator motivacional no aluno em busca cada vez mais pela melhor aprendizagem.

Hora da acolhida

Uma vez por semana todas as professoras fazem uma acolhida especial para os alunos. Utilizando a proposta pedagógica de Paulo Freire relacionada ao trabalho com tema gerador, os alunos são recepcionados de acordo com uma determinada temática escolhida para ser trabalhada ao longo da semana.

Os temas podem ser os mais variados possíveis e sempre são direcionados para a aprendizagem de algum conteúdo escolar ou também para a formação de um cidadão responsável.

Espaço interativo para brincadeiras.

Coral Infantil

Uma iniciativa comum em muitas escolas e que gera uma grande interação entre todos os alunos é a formação e criação de um coral dentro do ambiente escolar, afinal, cantar pode até ser um dom de poucos, mas dificilmente poderemos encontrar alguém que não goste de algum tipo de música.

Neste sentido, a escola busca desenvolver atividades de canto, primeiramente com alunos que demonstram interesse pela música e depois com a maior quantidade possível.

O coral se apresenta em eventos e atividades desenvolvidas pela própria escola e sempre gera uma grande expectativa por parte dos pais, pois estes se sentem extremamente gratificados ao verem a apresentação dos seus pequenos filhos e filhas para uma determinada plateia.

Horta escolar ainda em implantação.

O CMEI Ana Rosa é uma das escolas que faz parte da DDZ Leste I da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e todo esse trabalho só vem a refletir na imensa capacidade profissional dos nossos professores e gestores que sempre buscam oferecer o melhor para assegurar um direito primordial de todo cidadão que é a Educação.

 

Inserido por: Equipe do Portal

Deixe um comentário:

Outras postagens


Aguarde