Portal das escolas da DDZ Leste I

Compartilhando boas práticas de ensino e aprendizagem.


Home
Login

Área restrita


Projeto Vai e Vem da Leitura – CMEI Ana Rosa




"Despertar o interesse pela leitura ainda na infância é um grande desafio para a maioria dos professores e demais profissionais do ensino. Nesta fase, a família é peça fundamental na formação da criança. Diante disso, as escolas tem buscado cada vez mais propor metodologias que envolvam o aluno em um cenário onde os mesmos se sintam sujeitos da construção de seu próprio conhecimento. Neste sentido, o projeto Vai e Vem da Leitura desenvolvido pelo CMEI Madre Ana Rosa Gattorno procura aliar o processo de aprendizagem com a participação direta dos pais. "

A postagem que apresentamos hoje é um resumo do projeto Vai e Vem da Leitura que é desenvolvido no CMEI Madre Ana Rosa Gattorno. Trata-se de uma metodologia simples, porém bastante significativa na vida dos pequenos estudantes.

Justificativas

Podemos afirmar que é na idade da primeira infância que se formam atitudes fundamentais diante do livro e da leitura. A criança que toma contato com o livro pela primeira vez ao entrar na escola, costuma associar a leitura com a situação escolar, principalmente se não há leitura no meio familiar.

O importante papel da escola na formação do leitor, especialmente da nossa, cujos alunos provêm de ambientes familiares em que a prática de leitura ainda é deficiente nos leva a buscar metodologias capazes de superar condições adversas na qual pode-se perceber que são raros os momentos que nossas crianças presenciam seus pais entrando numa livraria, numa biblioteca, em bancas de revistas, comprando ou lendo um jornal. A ausência dessas situações, muitas vezes resultado do contexto social em que vivem, evidencia a inexistência do hábito de leitura no cotidiano familiar.

Neste sentido e diante de uma problemática que resulta de fatores de ordem econômico-social e cultural, a  escola torna-se quase que o único meio capaz de iniciar e desenvolver na criança o hábito de ler.

Objetivos

Procedimentos metodológicos

 

Avaliação

O processo avaliativo do projeto se dá a partir da observação da interação do aluno em relação à literatura que foi compartilhada com a família através da tabulação de uma ficha simples de acompanhamento da atividade conforme o modelo abaixo:

Esta é uma das atividades educativas desenvolvida pelas escolas da Divisão Distrital da Zona Leste I da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Deixe um comentário com sugestões para que possamos melhorar ainda mais nosso trabalho.

 

Inserido por: Equipe do Portal



Deixe um comentário:


Aguarde